A tão temida concorrência.

A tão temida concorrência
A tão temida concorrência

Talvez você espere aqui, termos técnicos, muita coisa sobre marketing e quem sabe até pense que vou dar alguma fórmula secreta para aumentar seus clientes, não é?

Mas não, vou expressar aqui a minha opinião moldada e amadurecida durante minha prática profissional. Posso considerar como fórmula mágica a dica que vou dar, mesmo sabendo que no fundo da sua consciência sempre tem uma voz te falando ela sem parar.

De acordo com o dicionário, concorrência significa:

“1 Ato de concorrer. 2 Pretensão de mais de uma pessoa à mesma coisa; competição.  Econ polít  Rivalidade entre produtores ou entre negociantes, fabricantes ou empresários.”

Viemos de uma era, onde as empresas disputavam o seu público com diversas outras empresas, em “batalhas sangrentas” para ver quem era o melhor, produzia mais e consequentemente tinha mais público.

Porém hoje em dia a cabeça das pessoas está mudando e junto mudando essa visão.

Um livro muito bom que trata sobre isso é o livro “Estratégia do Oceano Azul – como criar mercados e tornar a concorrência irrelevante”. Nele o autor explica, que vivemos um modelo de mercado onde ao invés de cada um criar o seu nicho de mercado e atrair o público que mais se liga naquilo que você está fazendo. Todos tentam se inserir em um outro nicho já existente e atrair o publico que já é  de outro, digamos assim. Com isso, entramos numa guerra de quem dá mais ou faz melhor, que o autor denomina como “Oceano Vermelho” (por causa do “sangue” derramado nessa guerra). O Oceano Azul então seria, você criar um nicho próprio e atrair um público específico, sem guerras.

Para exemplificar isso, ele cita o caso do circo de Soleil. O circo de Soleil foi criado em uma época onde o circo tradicional estava em decadência, portanto ele tinha tudo para dar errado né?! Mas foi o contrário. O circo de Soleil fez exatamente a estratégia do Oceano Azul. Criou seu próprio nicho e seu próprio público. Enquanto os outros circos tinham o formato tradicional, com atrações tradicionais, o Circo de Soleil juntou o melhor do circo, com pitadas de teatro e ballet. E definiu como público, não as crianças, mas executivos com poder aquisitivo alto. Ele fez (e faz) sucesso e não competiu com os outros circos.

Nesse momento você deve estar se perguntando: pra que você tá falando isso?

Estou falando isso, para que você entenda o meu ponto de vista. Acredito que a concorrência seja para nossa vida profissional semelhante aquele monstro que temíamos na infância: algo criado por nós.

Ela acontece, porque ao invés de seguirmos nossos instintos, olhamos no mercado já existente  o que está dando certo, quem tem muitos clientes e fatura bem, e tentamos copiar.

Você deve pensar também, se eu que criei, porque tenho medo?

Nós temos medo da concorrência por dois motivos principais: medo de ser comparado e de não ter público para todo mundo.

Temos medo de ser comparados e nos sentimos desconfortáveis com isso pois somos inseguros. Não nos achamos capazes de fazer algo tão bom ou até melhor que outro. Por não considerarmos o que fazemos tão bom assim,  temos medo de sermos rejeitados pelo público.

Além disso, graças a esse nosso modelo antigo de mercado, achamos que não existe público para todo mundo.

Raciocina comigo, será que não existe mesmo? Com tanta gente no mundo, tanta riqueza espalhada. Será que realmente você não consegue atingir o púbico que você quer atingir e fazer com que o dinheiro que você quer (e precisa) chegue até você!?

Talvez você pense “Ah vá, vai dizer que você não tem medo?”

Não vou mentir, muitas vezes tive medo e às vezes ainda me pego tendo umas crises, mas sempre acreditei e acredito que existe espaço para todo mundo seja na Nutrição ou em qualquer profissão.

Muitas vezes eu deixei de divulgar coisas que achava legal, por medo de perder clientes porque não considerava o que eu fazia tão legal assim.

Mas hoje eu sei que o que define se você vai ou não ter o público que quer é o quanto de você o seu negócio tem.

Não conseguimos agradar a todos, então porque copiar o outro?Devemos colocar nossa essência no que estivermos fazendo; definir o público que você deseja, traçar seus próprios objetivos e fazer as coisas do seu jeito, entregando o seu melhor. As pessoas que nos procuram, ficam conosco não só pelo serviço que oferecemos, mas por alguma coisa específica em nós que os agrada. O nosso jeito é único, seja no modo como falamos, pensamos e até na forma com que fazemos as coisas e é isso que nos faz ficar conhecidos. Quando colocamos tudo de nós no nosso negócio e serviço começamos a ganhar o mundo e atingir os nossos objetivos.

E dessa forma a concorrência passa a ser só um fantasma em nossas vidas, que de vez em quando tenta nos assustar, mas que já estamos vacinados!

E você o que pensa sobre o assunto? Deixa seu comentário ali embaixo, que lerei e responderei!

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Fonte da Imagem: Google Imagens.