Desculpe, eu não tenho tempo

 

Desculpe, eu não tenho tempo
Desculpe, eu não tenho tempo

Quantas vezes esse ano já dissemos essa frase (Desculpe, eu não tenho tempo) diante de um convite para participar de um congresso, de um encontro ou algo assim?

Vivemos cheios de compromissos e afazeres que nos tomam tanto tempo que temos a impressão que o dia tem menos de 24 horas e chegamos ao ponto de desejarmos que o dia tivesse mais horas. Sacrificamos nossas preciosas horas de sono, nosso tempo de lazer e o de convívio com as pessoas que amamos para podermos fazer tudo que precisamos.

Então eu te pergunto, você acha que dessa forma está sendo produtivo?

A produtividade é o resultado que alguém consegue através de sua capacidade para ser produtivo. Por sua vez, ser produtivo é a atingir um bom resultado com menos recursos, ou seja, uma pessoa é produtiva quando consegue desenvolver coisas no menor tempo possível.

Talvez então você pense: ahhh Marina, eu sou produtivo, porque eu faço em um dia o que outros profissionais demoram uma semana para fazer, olha que beleza!

Será que é bom mesmo?

Muitas vezes, para não decepcionarmos os outros, nos sobrecarregamos e saímos fazendo tudo que aparece. E isso pode ser considerado uma produtividade venenosa, onde o nosso único objetivo é produzir mais sempre, sem pensar em quais são nossas prioridades e necessidades e dessa forma acabamos desequilibrando outras partes da nossa vida!

Queremos “abraçar o mundo inteiro” e saímos nos metendo em tudo que é projeto. E quando percebemos, apesar de toda produtividade, não estamos satisfeitos com o nosso trabalho, estamos estressados e por vezes até doente.

Para que isso não aconteça, recomendo que você pare e reflita: o que você quer para sua vida? O que quer da sua vida profissional? Os projetos que você está envolvido hoje tem relação com os seus objetivos de vida?

Precisamos ter um equilíbrio na nossa vida e a produtividade tem mais a ver com isso. Fazendo essa reflexão conseguimos definir nossas prioridades para as atividades que fazemos, aprendemos que algumas coisas não valem tanto sacrifício e conseguimos dizer não para alguns projetos e sim para os que realmente importam.

Falando sobre esse assunto, recomendo para vocês que assistam a uma palestra da Silvia Pahins que fala sobre como reinventar sua carreira. Eu conheci a Silvia no início desse ano em um curso que faço sobre empreendedorismo, ela é fundadora da Patoá, Coach de Carreira e tem um programa de Coach muito bom chamado Empreenda com Propósito (caso queira conhecer clique aqui).

Hoje, ela vai fazer um webinário ao vivo às 20h00 sobre Produtividade, ensinando algumas ferramentas para ter mais tempo livre, se você quiser assistir, o link para inscrição é esse aqui. Eu tenho certeza que vai te ajudar muito.

Convido todos vocês a fazerem essa reflexão e compartilhem aqui o que pensam sobre o assunto.·.

Um comentário em “Desculpe, eu não tenho tempo

  1. Pingback: Ser Empreendedor |

Os comentários estão desativados.