5 dicas para planejar 2016

 

5 dicas para planejar 2016
5 dicas para planejar 2016

Dizem que o no Brasil o ano só começa após o Carnaval né?! Então FELIZ 2016 😀

Mas calma aí, o ano da Nutri Inova começou muito antes…. fiquei janeiro todo reformulando algumas coisas e definindo outras, enfim planejando o nosso ano aqui para que seja produtivo e proveitoso para todos nós!

E você já fez seu planejamento?!

Aposto e ganho que você pensou que isso é besteira, ou que isso não é pra você e sim para pessoas que são organizadas.

Acredite, eu já pensei assim. Durante muito tempo  eu fazia planejamento todos os anos: de quanto ia gastar, o que ia fazer no serviço e na vida pessoal e quando chegava no final do ano ficava frustrada, porque nada daquilo funcionava. Ficava tudo no papel, nada se materializava.

O planejamento nada mais é do que um plano de como vamos agir ou de coisas que iremos fazer ao longo de um ano, de um período ou de um projeto. Ele deve ser feito da forma mais natural possível, sem muitos enfeites e enrolações. Deve ser feito de uma forma que ele seja um “ajudante” para nos guiar no caminho e não um carrasco que nos faz sentir obrigado a segui-lo. Ele deve fazer sentido para você e levar em conta nossas prioridades DE VIDA, nossas opiniões, vontades e também obrigações.

Se você ainda não fez, te convido a fazer seguindo esses 5 passos simples que passei a aplicar para fazer o meu. As coisas que eu vou escrever, não aprendi em curso ou livro, não é uma verdade absoluta também. É o jeito que  funciona para mim e que você pode usar ou adaptar.

1. Defina quais são seus objetivos pessoais, profissionais e metas para esse ano:


Como diz o gato para a Alice, para quem não sabe onde quer ir, pouco importa o caminho que vai seguir. Isso quer dizer, que para chegarmos em algum lugar, precisamos saber qual é esse lugar que queremos. E esse é o papel dos objetivos e metas, serem os nossos pontos de chegada.

2. Revise seu balanço do ano anterior:


Lembra que eu disse no post anterior que o balanço era importante para o nosso planejamento? (se não lembra, ou não leu, é só clicar aqui). Ele é importante para que você consiga visualizar as coisas que você conseguiu e não conseguiu fazer. Pegue ele e destaque as coisas que ficaram pendentes.

3. Liste o que precisa ser feito e o que você quer fazer:


Sabe aquelas ideias mirabolantes que você teve? Aquelas coisas que seu chefe falou que precisam ser feitas ou que fazem parte do planejamento da empresa? Ou aquilo que você quer muito fazer? Faça uma listinha com todas elas.

4. Defina as prioridades:


Depois que você já seguiu os passos anteriores, o mais importante é que você analise tudo aquilo que anotou e defina quais são as prioridades, ou seja, o que realmente é importante ser feito. Para isso você precisa levar em conta suas metas/objetivos, a relevância daquela ação e o que você sente que precisa.

5. Escreva tudo no papel:


Uma das coisas que aprendi nos últimos anos é que todas as ideias que temos devemos colocar no papel. Primeiro porque a nossa mente tem tanta coisa, que se não anotamos depois acabamos esquecendo; segundo e principal motivo quando escrevemos conseguimos visualizar melhor o que queremos e como vamos fazer para conseguir. Escreva o que você vai fazer (quais as ações), um pequeno resumo de como vai fazer e quando pretende ou precisa fazer.

O planejamento é como uma prévia de como as coisas serão feitas ao longo do nosso ano! Ele ajuda para que possamos fazer o que é realmente importante!
Espero que esse conteúdo tenha sido útil pra você. Deixa aqui embaixo seu comentário para eu saber!!!
Até o próximo post,
Marina | Nutri Inova
“Inovar, Compartilhar, Inspirar”

Ahhh! Você já conhece nossa fanpage e nosso canal no youtube? Lá eu posto conteúdos diferentes do material do blog. Dá uma olhadinha!
Fan page: www.facebook.com/1nutriinova
Canal do Youtube: Canal Nutri Inova
E já ia me esquecendo, agora na nossa fanpage, você pode se cadastrar para receber nossas novidades!