Nutricionista, você tem medo das redes e mídias sociais?

 

Nutricionista, você tem medo das redes e mídias sociais?
Nutricionista, você tem medo das redes e mídias sociais?

Lembro quando comecei a atender. O máximo de tecnologia que eu usava era o computador para elaborar os planos alimentares para os meus clientes.
Não usava e-mail e nem nada disso. É claro que há quase 8 anos atrás a internet e Smartphone não estavam tão em alta, mas as pessoas já utilizavam o Facebook e blogs para de alguma forma se destacarem e ficarem mais conhecidos. Depois de um tempo comecei a usar emails e mensagens de texto no celular para falar com meus clientes/pacientes e depois de muito tempo passei a usar materiais no computador para complementar as consultas. Era o  máximo que eu conseguia.
Eu lembro também que nessa época eu já tinha um blog, o Nutrindo-se, que era voltado para pessoas leigas onde eu falava sobre alimentos e assuntos relacionados a Nutrição (ou tentava falar), mas eu não consegui dar atenção para ele de uma forma que ele fosse meu aliado.
Um dia a dona de uma das clínicas que eu atendia me chamou de canto e me deu uma bronca. Eu não lembro exatamente as palavras que ela usou (acho que estou ficando velha), mas o conteúdo é que eu deveria me divulgar mais na internet. Que deveria ter um blog, postar no blog e fanpage da clínica e ter a minha própria fanpage.
Hoje em dia, refletindo bem, eu deveria ter me esforçado mais para seguir o conselho dela.

 Por que?


Porque vejo muitos profissionais excelentes, inclusive amigos meus, que não são conhecidos porque não se divulgam. Alguns porque acham que não sabem o que falar para o público, outros porque tem medo da tecnologia e ainda falam: “esse negócio de facebook, youtube e essas coisas não são pra mim, não tenho mais idade para isso”.
E é aí que pecamos!
Enquanto nós que somos profissionais HABILITADOS para falarmos sobre os alimentos, dietas, dicas de alimentação, segurança de alimentos e tantos outros assuntos que passamos NO MÍNIMO 4 anos estudando a respeito (isso sem contar especializações, mestrado e doutorado que muitos tem), nos calamos,  outras pessoas leigas como blogueiros e profissões não habilitadas para isso vão se difundindo na rede. Vão virando autoridade no assunto em que nós somos preparados para sermos autoridade. E viram uma autoridade tão forte a ponto dos nutricionistas serem considerados “burros” e não capacitados quando comparados a eles.
E aí não adianta colocarmos a culpa no Conselho porque não luta pela nossa valorização ou sindicato ou falta de união da classe. Porque na verdade a culpa é nossa por nos calarmos, por deixarmos o medo e o comodismo falar mais alto e não entregarmos conteúdo sério e de qualidade para a população através de aliados como a tecnologia, a internet, as redes e mídias sociais!
Eu fiz um vídeo bem curtinho para o nosso canal no Youtube falando sobre esse assunto, se quiser assistir:

E como eu faço então ?


Se joga. Experimente cada ferramenta, conheça as funcionalidades. Teste, crie o seu público ou veja como seu público responde a essas novidades. Hoje em dia, temos tantos canais para entrarmos em contato com as pessoas. A cada semana é lançado um diferente, mas para faciltar vou listar os mais conhecidos e que já testei:

Facebook – uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, através dela você pode criar páginas onde divulga seu negócio e entrar em contato com as pessoas através de mensagens públicas ou privadas.

Whatsapp – um aplicativo para você enviar mensagens privadas ou em grupo através da internet pelo seu telefone celular.

Email – apesar de poucas pessoas utilizarem, muitos especialistas em Marketing dizem que é um dos canais mais seguros para se manter uma lista de contatos/ assinantes, pois as outras mídias e redes sociais podem acabar de um dia para o outro, mas o email, por enquanto, não tem previsão de ser extinto.

Snapchat – esse também é outro aplicativo de celular. Através dele você pode mandar mensagens escritas para seus contatos que também tiverem conta nele e mensagens em vídeos de 10 segundos para o seus contatos ou para a rede.
Periscope – é um aplicativo novo, que ainda não funciona em todos os celulares. Através dele podemos fazer transmissões ao vivo para os nossos seguidores do aplicativo e do twitter.

Youtube – é uma mídia social onde são publicados e compartilhados vídeos. Também é possível fazer palestras ao vivo através do You Tube.

Hangout – É possível fazer transmissões de vídeos, video-conferências. É uma das ferramentas da conta google.

Blog – é uma mídia social para compartilhamento de conteúdo, seja ele vídeo, texto, imagens. Qualquer um pode criar e publicar. As plataformas atuais mais famosas são Blogger (ou Blogspot) e WordPress.

Slide Share – é uma rede social para compartilhamento de apresentações de slides.

E você, já usa alguma dessas ferramentas no seu cotidiano profissional?
Conta pra mim aqui nos comentários!
Vamos juntos fortalecendo a nutrição!

 Agora na nossa fanpage, você pode se cadastrar para receber nossas novidades! Corre lá e se inscreve: facebook.com/1nutriinova.