Lembro quando comecei a atender. O máximo de tecnologia que eu usava era o computador para elaborar os planos alimentares para os meus clientes.
Não usava e-mail e nem nada disso. É claro que há quase 8 anos atrás a internet e Smartphone não estavam tão em alta, mas as pessoas já utilizavam o Facebook e blogs para de alguma forma se destacarem e ficarem mais conhecidos. Depois de um tempo comecei a usar emails e mensagens de texto no celular para falar com meus clientes/pacientes e depois de muito tempo passei a usar materiais no computador para complementar as consultas. Era o máximo que eu conseguia.
Eu lembro também que nessa época eu já tinha um blog, o Nutrindo-se, que era voltado para pessoas leigas onde eu falava sobre alimentos e assuntos relacionados a Nutrição (ou tentava falar), mas eu não consegui dar atenção para ele de uma forma que ele fosse meu aliado.
Um dia a dona de uma das clínicas que eu atendia me chamou de canto e me deu uma bronca. Eu não lembro exatamente as palavras que ela usou (acho que estou ficando velha), mas o conteúdo é que eu deveria me divulgar mais na internet. Que deveria ter um blog, postar no blog e fanpage da clínica e ter a minha própria fanpage.
Hoje em dia, refletindo bem, eu deveria ter me esforçado mais para seguir o conselho dela.
Por que?
Porque vejo muitos profissionais excelentes, inclusive amigos meus, que não são conhecidos porque não se divulgam. Alguns porque acham que não sabem o que falar para o público, outros porque tem medo da tecnologia e ainda falam: “esse negócio de facebook, youtube e essas coisas não são pra mim, não tenho mais idade para isso”.
E é aí que pecamos!
Enquanto nós que somos profissionais HABILITADOS para falarmos sobre os alimentos, dietas, dicas de alimentação, segurança de alimentos e tantos outros assuntos que passamos NO MÍNIMO 4 anos estudando a respeito (isso sem contar especializações, mestrado e doutorado que muitos tem), nos calamos, outras pessoas leigas como blogueiros e profissões não habilitadas para isso vão se difundindo na rede. Vão virando autoridade no assunto em que nós somos preparados para sermos autoridade. E viram uma autoridade tão forte a ponto dos nutricionistas serem considerados “burros” e não capacitados quando comparados a eles.
E aí não adianta colocarmos a culpa no Conselho porque não luta pela nossa valorização ou sindicato ou falta de união da classe. Porque na verdade a culpa é nossa por nos calarmos, por deixarmos o medo e o comodismo falar mais alto e não entregarmos conteúdo sério e de qualidade para a população através de aliados como a tecnologia, a internet, as redes e mídias sociais!
Eu fiz um vídeo bem curtinho para o nosso canal no Youtube falando sobre esse assunto, se quiser assistir:
E como eu faço então ?
Se joga. Experimente cada ferramenta, conheça as funcionalidades. Teste, crie o seu público ou veja como seu público responde a essas novidades. Hoje em dia, temos tantos canais para entrarmos em contato com as pessoas. A cada semana é lançado um diferente, mas para faciltar vou listar os mais conhecidos e que já testei:
Whatsapp – um aplicativo para você enviar mensagens privadas ou em grupo através da internet pelo seu telefone celular.
Email – apesar de poucas pessoas utilizarem, muitos especialistas em Marketing dizem que é um dos canais mais seguros para se manter uma lista de contatos/ assinantes, pois as outras mídias e redes sociais podem acabar de um dia para o outro, mas o email, por enquanto, não tem previsão de ser extinto.
Youtube – é uma mídia social onde são publicados e compartilhados vídeos. Também é possível fazer palestras ao vivo através do You Tube.
Blog – é uma mídia social para compartilhamento de conteúdo, seja ele vídeo, texto, imagens. Qualquer um pode criar e publicar. As plataformas atuais mais famosas são Blogger (ou Blogspot) e WordPress.
Slide Share – é uma rede social para compartilhamento de apresentações de slides.
Conta pra mim aqui nos comentários!
Vamos juntos fortalecendo a nutrição!