3 Passos para iniciar o serviço em restaurantes comerciais

3 Passos para iniciar o serviço em restaurantes comerciais
3 Passos para iniciar o serviço em restaurantes comerciais
O telefone toca.
– Alô, eu gostaria de falar com a nutricionista Maria.
– Sou eu mesma, com quem eu falo?
– Oi Maria, meu nome é João. Sou proprietário de um restaurante aqui em nutriçolândia. Um conhecido me indicou o seu serviço.
– Ahhh que legal! No que eu posso te ajudar?
– Estou tendo uns problemas frequentes com as condições higiênicas do meu restaurante e preciso de um profissional para me auxiliar. Será que poderíamos marcar um encontro aqui no meu restaurante?
Essa situação lhe pareceu familiar? Pois é, quando trabalhamos como profissionais liberais, essa é uma situação comum e muitas vezes nos nossos primeiros serviços não sabemos o que fazer a partir daí.
Com o objetivo de auxiliar os nutricionistas nos próximos passos, criei esse artigo com o passo-a-passo que eu utilizo.
Nesse artigo eu vou falar sobre:
– Primeiro encontro com o cliente
– O contrato de prestação de serviços
– Os primeiros dias do serviço
Nesse último assunto, serei mais específica para o serviço de Assessoria/ Consultoria focado na Segurança de Alimentos.
Vamos lá?

  1. Primeiro encontro com o cliente:

O quanto você conseguiu de detalhes com o seu cliente vai determinar como vai ser o rumo da conversa. E esses detalhes também vão depender da abertura que o contato te dá para perguntar.
Se você já sabe pelo menos um pouco  de qual serviço ele está interessado , já prepare uma prévia de como funciona o serviço e uma média dos valores.
Se você ainda não sabe, leve uma apresentação sobre os serviços que você preste e escute a necessidade do seu cliente. Peça para ele um tempo (recomendo no máximo 1 semana) para montar uma proposta de serviços para ele e valores. Envie por email ou marque outro encontro.
Se a escolha dele, tiver relação com implantação/ manutenção das boas práticas na manipulação dos alimentos, é importante você deixar bem claro a diferença entre Consultoria, Assessoria (se você não sabe muito bem, temos um material falando sobre isso aqui) e deixar claro que nesses casos você NÃO É responsável técnico.
  1. Contrato de Prestação de Serviços

Depois que você e o cliente conversaram, esclareceram e definiram todos os detalhes necessários, ainda não é a hora de começar.
Como assim Marina? Pirou?
Não, antes de começar é importante registrar e formalizar tudo o que foi combinado. E isso é feito através do contrato de prestação de serviços.
Pode parecer besteira ou até pura burocracia né?
Mas o contrato é o registro de tudo o que foi combinado entre você e seu cliente. Lá vai estar definido quais os trabalhos você vai prestar, então evita um desvio de função e é uma segurança para você e para o estabelecimento diante de uma fiscalização.
Não esqueça: deixe o mais detalhado possível!
  1. Enfim a mão na massa (ou seria na caneta?)

Você já conheceu o cliente. Juntos definiram como seria. Foi assinado o contrato.
Enfim chega a tão esperada hora de iniciar o trabalho@
Talvez na sua cabeça, você já pense logo: preciso aplicar check list, preciso anotar que isso está errado, preciso tirar foto, preciso, preciso, preciso…
Mas calma, antes de pensar em aplicar check list, cronograma de ação e todas essas coisas que aprendemos. A primeira coisa que você  precisa é conhecer o local e as pessoas que você vai trabalhar.
Esse passo é importante para você se ambientar e para que os colaboradores comecem a criar um vínculo de confiança com o seu trabalho. Por isso, se apresente a eles, conte o que você está indo fazer lá. Peça que eles se apresentem e que lhe contem um pouco sobre o que fazem na empresa.
Conheça a estrutura física e organizacional da empresa, dê uma olhadinha nos documentos exigidos pela fiscalização. Pergunte se já houve esse trabalho na empresa e peça para olhar intimações antigas ou atuais  da Vigilância Sanitária.
Essa ação já vai te dar uma norteada de como conduzir o seu trabalho e depois disso você já vai poder começar a pensar em como traçar o diagnóstico situacional do lugar. Mas esse já é um assunto para outro artigo!
E você, também segue/seguiu esses passos?
Conta aqui embaixo se esse artigo te ajudou!
Marina| Nutri Inova
Inovar – Compartilhar – Inspirar

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